Confira diferentes métodos e técnicas para começar a estudar para o Enem

06 Out 2021 | 297 Visualizações | Enem | por

Estudar é fundamental para quem busca uma boa avaliação em provas e exames em geral. A dedicação dispensada para estas situações nunca é demais. E, acredite, cada minuto investido em concursos ou vestibulares é de extremo valor. 

E com o Enem não é diferente. O Exame Nacional do Ensino Médio é, inclusive, um meio de entrar no ensino superior. Além dele permitir a efetivação da conclusão desta etapa, o Enem permite o ingresso em instituições de ensino. Sejam elas públicas ou privadas. Assim, uma boa nota nesta avaliação pode colocar o candidato em vantagem diante dos demais. 

Por isso, buscar diferentes métodos e técnicas é um meio de atingir isso com mais facilidade. Então, confira qual o mais adequado ao seu estilo e comece agora mesmo a estudar para o Enem!

 

Métodos e técnicas para estudar e garantir bons resultados

 

Inúmeras podem ser as técnicas de estudo. Mas é importante verificar aquela que mais se adequa ao seu perfil. Há quem seja mais auditivo. Há também quem precise mesclar meios. Os diferentes recursos e períodos precisam, sim, respeitar o perfil do estudante. Entretanto, a disciplina e dedicação precisam reinar. Grifar, resumir, visualizar imagens, reler conteúdos e outras técnicas são bem vindas. Portanto, veja algumas aqui listadas!

 

Prática distribuída para revisão de estudos 

A prática distribuída consiste em programar um cronograma de estudos distribuídos ao longo do tempo. Ela é considerada muito eficiente. Pois permite para o estudante um tempo de respiro entre as tarefas e tempo dedicado. O método com intervalos é considerado importante para a compreensão e memorização do cérebro. 

Aqui valem divisões de conteúdos (disciplinas, temas). Neste sentido, pesquisas já comprovam que variar matérias distintas é mais eficiente do que organizar um cronograma que não alterne. Além disso, distribuir o tempo dedicado a cada um (horários e dias da semana) e meios utilizados distintos (leitura, vídeos, exercícios) também. Bem como o tempo de descanso, que precisa existir e ser respeitado.

 

Teste prático de aprendizagem e memorização 

Fazer testes de aprendizagem e memorização, de forma esporádica, com base nos conteúdos vistos é muito eficiente. A proposta consiste em uma espécie de simulado. E pode e deve ser feita primeiramente por áreas. Depois com conteúdos de forma geral. Pois irá apontar pontos que requerem mais atenção, já que obriga o cérebro a buscar a informação. Ademais, permite a familiarização com o momento do exame.

 

Auto-explicação do conteúdo revisado

Explicar o conteúdo revisado para si mesmo é uma das técnicas mais eficazes para aprendizagem e memorização de conteúdos em provas. Ler em voz alta e questionar o que se está acessando é fundamental nesta alternativa. Assim, explique para si mesmo o assunto. E faça isso logo no primeiro contato com determinadas disciplinas ou temas.

Aqui a gravação da voz e também da imagem, por meio de áudios ou vídeos para aplicativos, pode ser um meio divertido e eficiente de estudar. Portanto, incluir “por quês” ao término de alguns conteúdos vai ajudar muito a te colocar de frente com determinado assunto. 

Utilizar deste meio, pode, inclusive, te auxiliar a aprofundar temas. Colaborando, inclusive, para a composição de argumentos em respostas discursivas e desenvolvimento de redações. 

O melhor meio de estudar é aquele que você se adapta!

Há diversas formas de estudar. Inclusive, é indicado que os tantos meios possam conversar entre si. Todavia, o ideal é ser realista e optar por aquele que traga resultados para o seu perfil. Resumos, “colas”, releituras e outros tantos, por exemplo, estão incluídas nos anteriores, que devem ser explorados. 

E diante do desafio que você tiver pela frente, todos os métodos são bem-vindos. E quando este objetivo norteia um grande sonho, não poupe esforços, invista!

E a dica final da ACB é: não abra mão de orientação técnica e profissional de quem realmente entende. Busque um espaço adequado, tranquilo, com estrutura e corpo docente de referência para dar o suporte que a sua educação merece. 

Na ACB, nossos profissionais são especializados e podem te ajudar a atingir os melhores resultados. Venha conhecer a Escola e matricule-se no Curso Preparatório para o Enem. Juntos nós vamos alcançar o que você precisa para conquistar seus sonhos!