Informática: saiba porque ainda é importante apresentar este curso no currículo

08 Nov 2021 | 907 Visualizações | Ensino | por ACB Centro de Ensino

Com a forte presença da tecnologia no dia a dia e o uso da internet como ferramenta de trabalho nos mais diversos segmentos da indústria, comércio e serviços, apresentar habilidades nestas áreas é um ponto favorável em qualquer currículo. 

Assim, quem tem e consegue comprovar conhecimentos básicos em informática se destaca diante dos demais. Afinal, a importância de qualificações na área se relaciona diretamente com esta necessidade mercadológica. 

Desta forma, cursos de informática podem, sim, agregar muito valor ao currículo de quem está em busca de uma oportunidade de emprego. E, muitas vezes, é a porta de entrada para outras oportunidades e descobertas pessoais e/ou profissionais. 

Confira, portanto, porque ainda é importante apresentar curso de informática no currículo e fique por dentro das dicas selecionadas!

 

 

Informática: o básico é fundamental

 

Atualmente é comum que as pessoas façam buscas mais específicas quando iniciam cursos de informática. O contato inicial tem se dado cada vez mais cedo, por conta do uso de smartphones e tablets ainda em casa. Além dos recursos muitas vezes disponíveis nos próprios aparelhos televisores. Ou seja, antes mesmo de se aprender a ler, é comum que crianças já tenham acesso a algumas ferramentas que os aproximam deste mundo.

Entretanto, o curso básico de informática ainda é o mais procurado. O que naturaliza que escolas e centros profissionalizantes ainda investem fortemente nessa área. 

Isso não surpreende já que, mesmo que as pessoas sejam iniciadas cada vez mais cedo neste universo, as habilidades exigidas neste tipo de curso são bastante específicas e visam um preparo funcional das pessoas. Seja para mercado de trabalho ou mesmo para operacionalizar tarefas rotineiras do dia a dia, incluindo a interação com o fim recreacional. 

Desta maneira, para conhecer o computador e seu sistema operacional, das funções básicas às mais complexas. Entre elas, desenvolver de forma ágil e correta a digitação, bem como acessar, pesquisar e filtrar conteúdos por meio da internet. Além disso, conhecer e utilizar alguns programas comuns e requisitados, como Word, Power Point, Excel, entre outros de edição de imagem, por exemplo. Estes são, portanto, alguns dos pontos vistos em cursos de informática básica e sem dúvidas, de extremo valor para a iniciação neste universo tão presente na vida pessoal e profissional das pessoas diante do mundo tecnológico. 

 

Informática: a habilidade que caminha junto do mercado 

Com o processo de transformação digital e o surgimento constante de novas tecnologias, profissionais de TI (tecnologia da informação), por exemplo, vêm ganhando cada vez mais espaço dentro das empresas e startups.

O mercado crescente dentro e fora do Brasil apresenta dados que embasam a expansão. Segundo a IDC Brasil, 2020 teve alta prevista de 5,8% no mercado de nuvem e software. Assim, cada vez mais funções como Especialista em Business Intelligence, Gerente de Projetos, Gerente de TI, Especialista em UX/UI e Especialista Desenvolvimento Web, tornaram-se ainda mais requisitados nas grandes empresas e startups. E como eles iniciam? Pelo simples contato coma rede como impulsionador. 

Desta forma, trata-se de uma área bastante promissora financeiramente falando, sem contar as possibilidades de projetos e planos profissionais de carreira. Assim, quem deseja trabalhar com tecnologia ou já trabalha na área e deseja progredir na carreira, pode buscar a informática como um caminho. 

 

Escolas de referência como ponto de partida para inserção no universo da informática

Muitas vezes, antes mesmo de iniciar um curso de informática, seja básico, avançado ou bem específico, uma das dúvidas mais impactantes é em relação à escola ou centro de ensino para se matricular. 

Por isso, da mesma forma que outras qualificações, optar por um local que transmita segurança, seriedade e estrutura física, pedagógica e docente é fundamental para a garantia de uma escolha assertiva.

Por isso, optar por um espaço que reúna tudo isso e ainda seja referência de ensino dentro da sua comunidade é o melhor passo para quem busca iniciar a qualificação pessoal e profissional que irá alavancar o seu futuro.

A ACB Centro de Ensino atua há 23 anos na região de Garibaldi e oferece inúmeras alternativas atualizadas e voltadas à informática, mas também cursos preparatórios, de reforço e profissionalizantes. Conheça a Escola e amplie suas possibilidades de adquirir conhecimento e evoluir por meio da educação!