Reforço escolar: uma alternativa em benefício do aprendizado

21 Mai 2021 | 309 Visualizações | Ensino | por ACB Centro de Ensino

Por conta da pandemia da Covid 19 vieram outras situações que impactam diretamente a vida das pessoas. A orientação de afastamento físico incorporou a educação a distância nas mais diversas rotinas estudantis. O ensino híbrido foi apresentado com muitas adaptações como forma de dar continuidade ao processo de aprendizado escolar.

As dúvidas sobre a eficácia das medidas tomadas são divididas tanto no ensino público quanto no privado. É cada vez mais comum a preocupação de pais e dos próprios professores sobre a eficácia dos métodos implementados. E, neste sentido, as tais aulas de reforço voltam a ser cogitadas pelas famílias. Afinal, o que se busca é frear o prejuízo de uma educação comprometida pela falta de contato.

E, ainda que muitos estudantes não tenham “perdido” ou repetido o ano, é reconhecido que o aproveitamento não foi integral. Candidatos ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), vestibulares e demais processos seletivos se viram despreparados. Assim, poder contar com um Centro de Ensino de qualidade é uma alternativa. Afinal, o espaço adequado pode ser um meio de melhorar o desempenho escolar de alunos do Ensino Médio.

Benefícios das aulas de reforço ao conteúdo escolar

Seja para aperfeiçoar o conhecimento em áreas específicas ou trabalhar dificuldades de aprendizagem: o reforço escolar é um meio eficaz. Além da falta de tato com a atual situação, outros fatores influem nessa necessidade de reforço. Diferenças pessoais, de ambientes e oportunidades são pontos que impactam diretamente na aprendizagem. Ademais, questões emocionais e de convívio social interferem diretamente na compreensão dos conteúdos.

Assim, não se trata de falta de dedicação, as pessoas têm tempos e meios distintos de aprendizagem e memorização. E aulas extras permitem uma abordagem mais instigante, interativa e divertida, como deveriam ser também dentro do ambiente escolar tradicional. Inclusive, é esta postura diferenciada que garante um maior envolvimento do estudante com as matérias.

Confira, portanto, alguns benefícios das aulas de reforço, principalmente, para quem está cursando o Ensino Médio!

 

Recuperar conteúdos

Aulas de reforço possibilitam ao estudante não apenas rever conteúdos de forma mais completa, como ajuda a compreendê-los melhor.

 

Melhor aproveitamento dos estudos

Dispor de tempo para aulas adicionais influi diretamente no aproveitamento do conteúdo de forma geral. Inclusive, cria-se a partir disso uma cultura de memorização e afinidade, eliminando espaço para dúvidas.

 

Estímulo a confiança do aluno

Aulas de reforço têm ainda um papel fundamental na autoconfiança dos alunos, o que é extremamente relevante para o seu avanço. Quando se trata de candidatos ao Enem e demais exames, como vestibulares, esse papel triplica. Afinal, tensão e insegurança podem atrapalhar seu desempenho.

 

Metodologia de ensino diferenciada

Pelo fato das pessoas compreenderem informações de maneiras distintas, métodos diferentes e criativos tendem a ser bem sucedidos. Afinal, o aluno sai de um processo, muitas vezes monótono e pouco atraente, e se permite um outro olhar aprendiz.

 

Atividades variadas

A utilização de atividades que se adequem à realidade do aluno é um pró dentro do reforço escolar. O suporte de tarefas lúdicas e divertidas, como leituras complementares e jogos, permite fazer novas associações acerca do conteúdo.

 

Dificuldades no foco dos estudos

Ainda que o espaço de reforço influencie na aprendizagem de todas as matérias, ele pode ser focado naquelas de maior dificuldade do estudante. É ali que o aluno poderá ouvir e questionar, sem receio, mais informações acerca de suas dúvidas. Por isso, o ideal é que ele venha ainda de forma preventiva e evolutiva, e não em casos de repetência, por exemplo.

E, por fim,  contar com um centro de ensino com qualificação profissional e estrutural é o grande segredo para confiar a educação formal destes estudantes. 

Conheça a ACB e entenda o que o nosso método de ensino pode fazer pelo seu futuro!